sexta-feira, julho 01, 2005

Zimbabwe, pois então: sabem que que cerca de 90% dos doentes que são atendidos naqueles magníficos hospitais rurais que vemos todos os dias nos nossos refastelados telejornais, têm sida ? Se não têm sida, têm fome, em alternativa têm sida e fome !

Meus caros, África está a morrer lenta mas seguramente, é uma verdadeira agonia, mas como se trata de África (interpretem como quiserem) enfim, é "chato", mas poderia ser bem pior...

Não, não estou a retomar o estafado discurso anti seja o que fôr, até porque as elites africanas actuais se estão nas tintas para o que se passa com a sua população ( é vê-los às 10 horas da manhã no Mussulo a beber "champagne", numa manifestação exterior de "bon chic bon genre", poder e mau gosto, enquanto as crianças da ilha cercam os brancos que por ali passam a pedir uma qualquer coisa, ainda que T-shirts esburacadas - não, não precisam de ter a figura do meu herói Mantorras).

Não se trata de ajudar (até porque há sérios riscos de ir parar ao património de quem não precisa), trata-se de mudar atitudes e mentalidades, mas isso não é fácil, porra!