segunda-feira, julho 04, 2005

MEDITERRÂNEO

Vi hoje na TV francófona uma excelente peça sobre a Córsega ( nada de muito profundo, mas suficientemente interessante para me aperceber da extrema beleza natural da ilha, das suas gentes sólidas e inteiras, do seu canto ).
É o canto corso que vos quero referir, pois nada conhecia (conheço) mas ouvi três trechos corais de uma intensidade, força e emoção que me deixaram sem fala durante uns minutos.
Um deles chama-se "TerraMea", um segundo "Canto" e o último "Corsica". Todos eles fazem parte de CD's editados, presumo que não estarão à venda no nosso burgo, não consegui fixar o nome dos autores/intérpretes/grupos etc. mas garanto-vos que vale a pena ouvir.
Já sabem: o primeiro a ir à Córsega, faz favor de se informar e de comprar !!!
OK, talvez possa ser esta uma opinião muito pessoal de quem gosta cada vez mais de ser "mediterrânico", da comida do Sul, da cultura do Sul, das gentes do Sul, das côres do Sul, do clima do Sul, do azur que dá o nome à Côte respectiva, também aos azurri (esses mesmos, a equipa de Itália).
A Córsega será por essência esse Sul, com uma língua que me pareceu ter elementos do francês, do italiano, do espanhol, relativamente fácil de perceber para nós, celtas,lusitanos, visigodos, árabes.
By the way, convém ter presente que nós somos de algum modo o Sul do Norte mas que também há o Norte do Sul, igualmente nas margens do "Mare Nostrum". Salut, mon frére !