JOYEUX NOEL
Casualmente soube ontem de um facto histórico maravilhoso e exemplar: no Natal de 1914, em plena guerra das trincheiras da primeira guerra mundial, tropas que estavam na linha da frente ( franceses, ingleses, escoceses e alemães ) e que diáriamente se matavam no cumprimento das ordens dos senhores da guerra FESTEJARAM EM CONJUNTO O NATAL !!!
Claro que os HOMENS que o fizeram foram depois castigados e enviados para operações de guerra donde em princípio não se regressa vivo.
Como é de bom tom, todos os Estados envolvidos esconderam esse facto - só no Reino Unido foi notícia breve num jornal - de modo que o acto mais nobre e certamente dos mais corajosos da dita I Guerra não teria acontecido, porque os Poderes assim desejaram, não fôra alguns que nele participaram o terem relatado há poucos anos.
Vai daí foi feito um filme em França - que segundo li as forças armadas respectivas procuraram não ajudar...que está prestes a sair ou terá já mesmo saído, com o título Joyeux Noel.
Adorei ter sabido disto, fez renascer a minha fé na costela de Pessoa inteira que toda a gente tem, mas cada vez mais escondida...
JOYEUX NOEL, CAMARADES !
1 Comments:
Já conhecia a história, acho que li num artigo algures. De facto demonstra bem a imbecilidade dos líderes e a humanidade dos Homens.
Enviar um comentário
<< Home