segunda-feira, agosto 29, 2005

Lisboa romântica

Sábado à tarde, cidade quente, quase sem ninguém. Situação ideal para fazer uma daquelas coisas que podemos sempre deixar ( e deixamos ) para mais tarde, neste caso ir para os lados do Chiado e tentar localizar uma entidade que por ali funciona e serve refeições, baratas, de Segunda a Sexta. Ao que parece cozinha familiar, com uma simpáticas senhoras a servir. Sala: um pequeno terraço, com uma vista gloriosa sobre Lisboa. A pedido de eventuais interessados, informa-se onde é.
Ao deambular por aqueles lados, quase não vi portugueses. Alguns turistas, a gozar as escadinhas, os recantos, as janelas floridas, a frescura de uma árvore, o “charme” de uma cidade carregada de memória e de afectos.
A nostalgia em estado puro.
Por ali passa o 28, carreira de eléctrico que teima em circular por entre bairros, ruas e vielas antigas, monumentos arquitectónicos, desde a Basílica á casinha com azulejos e vasos pendurados nas grades de ferro forjado.
Porque não hoje?
Vamos aos Prazeres apanhá-lo, vai à Estrêla, desce para São Bento, sobe a Calçada do Combro, aí está ele no Chiado, aproxima-se da R. da Conceição que percorre para depois ir à Sé, encosta do Castelo, Portas do Sol, o Tejo a dar-nos um abraço, a Graça, Alm. Reis e finalmente Martim Moniz.
Uma rápida incursão até à Praça da Figueira, já a pé, passando pela antiga Igreja de São Domingos, em que se entra decididamente no ambiente luso-afro-asiático desta nossa cidade.
De tudo um pouco, com a conversa lenta e feliz de quem revê amigos e compatriotas, por entre sonoras gargalhadas uns, discretos sorrisos outros. O Braz & Braz lá está, o Hospital das Bonecas também, há por ali tascas onde ainda servem os saborosos e desprotegidos passarinhos, “malgré la loi”. Assim me pareceu, pelo menos.

Lisboa, que alguns consideram uma das cidades mais humanas da Europa...

2 Comments:

Blogger GoncaloCV said...

a cidade mais humana da Europa é São Romão...

12:47 da tarde  
Blogger Bluedog said...

YES !!!

3:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home